quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bolo Mármore | Mantecal | Biscoitinhos de bicarbonato

Depois da riqueza e da variedade de doces de Pelotas, que exigiu 3 postagens, esta é de simplicidade monástica. Reproduzi receitas do caderno nº 14, da década de 1960:

Bolo Mármore - Base: Pão-de-ló de leite

2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite fervendo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei cacau, sem açúcar)
4 ovos grandes ou 5 pequenos

Bater as claras em neve, acrescentar as gemas, o açucar e a farinha, intercalando com o leite fervendo. Por último juntar o fermento. Separar metade da massa, na qual se acrescenta o chocolate. Colocar alternadamente as duas massas (branca e escura) em forma untada com margarina e polvilhada de farinha. Forno médio, cerca de 250 graus, aproximadamente 40 minutos.



Enquanto o bolo esfria, preparar a calda (opcional):
Ferver durante 5 minutos 1 xícara de leite, 1 xícara de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina. Desligar o fogo, esperar o final da fervura e adicionar 1 colher (chá) de essência de baunilha e 1/2 xícara (café) de licor - o de chocolate fica muito bom.
Desenformar o bolo ainda quente e, já no prato onde vai servir, despejar sobre ele a calda de chocolate (ou reservar a calda para servir sobre as fatias).


 











 
















Mantecal

Esta é uma receita tradicional espanhola, que originalmente (no Brasil) era feita com banha de porco. Aos poucos essa gordura foi sendo substituída e hoje são diversas as receitas que usam apenas margarina, como esta que eu mesma fui adaptando:

250g de margarina sem sal
250g de acúcar
500g de farinha de trigo
Goiabada ou geléia de preferência




Misture começando pelo açucar e margarina e vá adicionando a farinha até formar massa homogênea, fácil de modelar.



Faça bolinhas e achate, deixando  no centro uma cavidade para acomodar pedacinho de goiabada ou porção de geléia e coloque em assadeira sem untar com distancia para crescer. Vai em forno brando a cerca de 200 graus, por aproximadamente 20 minutos. Não deixe corar, os biscoitos são bem clarinhos.
Dá 100 docinhos com 3 a 4cm de diâmetro.




Rosquinhas de bicarbonato

500g de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres (sopa) de banha ou margarina
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Coloque farinha, açúcar, sal, bicarbonato e gordura sobre superfície lisa e, abrindo uma cavidade, coloque ali os ovos e comece a misturar, amassando bastante até formar massa homogênea.                                      


 
  

Com porções pequenas da massa, faça cordões, corte e enrole. Feche em rosquinhas ou apenas dobre como meio laço. Vai ao forno médio - cerca de 230 graus, em assadeira untada de margarina.
Pela pequena quantidade de açúcar e o sabor pronunciado do bicarbonato, são ótimas para servir com chá ou café, acompanhando doces ou salgados. Dá 1 quilo de biscoitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário