O Bolo de Melado que escolhi para experimentar em outubro está no Caderno nº 16, sem data. Por esta e outras receitas e seus ingredientes como bicarbonato de sódio no lugar do fermento, a presença constante de gordura animal, farinhas como araruta e medidas em libras, fica claro que se trata de escrita antiga, das primeiras décadas do século 20.
Transcrevo aqui a receita original com as alterações que fiz para atingir o resultado desejado:
1 xícara (chá) de manteiga (ou margarina)
1 xícara (chá) de melado1 xícara (chá) de uvas passa
4 ovos
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó1/2 noz moscada ralada
Bater a manteiga com o melado até clarear, acrescentar as gemas,a farinha (sempre peneirada), a canela, a noz moscada e as passas. Por último, juntar as claras em neve com o fermento desmanchado em 1/2 xícara de água. Misturar tudo delicadamente e assar em forma untada e polvilhada com farinha.
Opinião geral: ótimo, doce na medida certa, conserva o sabor do melado.
Bolo de Melado depois de assado |
Bolo de Melado - textura e aparência |
Cajuzinhos de amendoim. Um docinho tradicional bastante econômico. Esta receita faz parte do meu acervo particular e agora tenho o prazer de compartilhá-la com os amigos. O rendimento é de aproximadamente 140 docinhos, dependendo do tamanho da forminha. Usei as de nº 6.
500g de amendoins (quantidade de um pacote). Sempre prefiro os de tamanho menor, acho que são mais saborosos.
150g de amendoins para montar as "castanhas". Estes podem ser do tamanho maior, fica mais bonito.
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 ovos
Açúcar para dar ponto - vai depender do tamanho dos ovos.
Torrar os amendoins e retirar a pele - esta é a parte mais trabalhosa da receita. No liquidificador ou no processador, moer os menores para transformá-lo em pó. Os maiores, manter inteiros.
Misturar ao amendoim em pó o chocolate e os ovos inteiros. Adicionar açúcar e misturar, amassando até conseguir enrolar, fazer bolinhas (mantenha as mãos ligeiramente molhadas para facilitar) e em seguida, achatando um lado da bolinha, afinar e entortar a extremidade do caju. Para completar, passar os docinhos pelo açúcar comum, colocar metade de um amendoim maior e acomodá-los em forminhas de papel para servir.
Massa dos cajuzinhos |
Os docinhos prontos para servir. Todos gostaram muito! |
Ai ! Dalva, que delícia ! E ainda por cima tudo lindo!
ResponderExcluirSeu blog dá água na boca.
Bjs
Niomar